domingo, 28 de janeiro de 2024

Gosto de fazer anos. Quando digo que gosto de fazer anos, não me refiro ao dia do aniversário em si, embora goste muito do mimo e da atenção que recebo, refiro-me aos anos que vou fazendo dia a dia, mês a mês, ano a ano. Refiro-me ao caminho que vou percorrendo, ao percurso que vou fazendo. Um percurso longo, de uma vida inteira, vivida por inteiro, de que cada dia de aniversário é uma janela aberta. Uma janela aberta para o que fiz e para o que quero fazer. Cada dia de aniversário é uma paragem para olhar para trás e para dentro e é também uma passagem para olhar para a frente e sempre para dentro. Não sou de festas, mas gosto de celebrar. A vida é motivo constante de celebração e não deve ser celebrada apenas no dia do nosso aniversário. A alegria deve ser um hábito diário, assim como a consciência de que a vida é uma dádiva maravilhosa e que devemos retribuir com aquilo que lhe acrescentamos. Com o que nos vamos acrescentando. A nossa vida não nos diz respeito só a nós. Toca a vida dos outros, às vezes até toca a vida dos outros para a frente.

Eu sei que o tempo passa. Sei que o corpo envelhece, como todas as coisas sujeitas a essa erosão dos dias, mas o corpo é só a parte de fora. O tesouro que guarda não perde o valor, antes aumenta com o que vivemos e fazemos viver. É essa a maravilha da vida. Acrescentarmo-nos todos os dias com o que aprendemos, com o que ensinamos, com o que partilhamos, com o que dividimos, com o que fazemos. Isto é que é fazer anos. O tesouro maior.

ilustração de Ivan Guaderrama

sábado, 27 de janeiro de 2024

Nina Benavídez


Hoje cheguei cansada em casa, esse ano começou tão forte. 

E pensei no quão importante é não sempre ver tudo o que falta, mas sim enxergar tudo o que já conquistamos. 

Mesmo que sejamos as únicas pessoas em sentir isso. 

Enxergar tudo o que já conseguimos. De nós para nós. Todas as vezes que fomos além. 
A força de fazer por nós. 
De nos fazer bem. 
Sentir o amadurecimento com o passo do tempo.
Olhar pro lado e ver pessoas que nos fazem bem.
E sentir paz. 

Existem as vitórias do cotidiano. 
De estar vivendo o presente, 
e a gratidão de viver aquilo que queremos.

(Nina Benavídez)


Venho de tantas tempestades...


"Venho de tantas tempestades, algumas delas pensei que fossem o fim, mas Deus com toda delicadeza e capricho me mostrou que Ele estava só começando a restauração...
Ele é o Deus que pode mudar toda e qualquer história. Só precisei entrar com uma FÉ gigantesca, que eu nem sabia que existia, mas tenho... E vi MILAGRES acontecendo. Continuo vendo acontecer...
Sigo renovando e reforçando minhas orações. Recebendo uma benção aqui, outra ali...
Porque Deus é o Deus do impossível.
Com Ele, sim ou sim, os milagres acontecem!"

(Rosely Meirelles)

Arte - Freydoon Rassouli

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Zack Magiezi

"O que permanece?
Não são as viagens luxuosas, mas a viagem em família onde o carro quebrou e todos tiveram que empurrar e do nada caiu um temporal. O que permanece não é a cama king size que ocupa 30% do quarto e aumenta a solidão, mas o beliche onde alguém dormia na parte de cima e as conversas em tom baixo para não acordar o restante do quarto e o riso sempre tinha habilidade de escapar. O que permanece não são as milhares de curtidas em uma foto perfeita, tirada com o celular perfeito, no momento perfeito, mas a foto tremida pela felicidade de um momento único, felicidade sempre chacoalha a gente. O que permanece não são as declarações de amor públicas feitas para uma plateia para ter alguma autoafirmação, mas as tentativas de mandar um SMS com poucos caracteres para alguém na madrugada e a espera por uma resposta proibia todo o sono. O que permanece não é voo de helicóptero, mas voar em um balanço amarrado em um galho de infância. O que permanece não é quantidade de pessoas que deitaram na sua cama, mas quando você sonhou com alguém pela primeira vez. O que permanece não são os carros que você dirigiu na vida, mas a primeira vez que desceu uma ladeira de bicicleta. O que permanece não são os pratos da alta gastronomia, mas um almoço comum de domingo na casa de vó. O que permanece não é correr 20 km em uma esteira, mas quando os seus olhos viram os primeiros passos de alguém. O que permanece não são os milhares de beijos ardentes, é o beijo na testa antes dos olhos do sono serem abertos. O que permanece não é o guarda-roupa com o novo casaco caríssimo, mas a camisa folgada de um amor que virou passado. O que permanece não são as calçadas das viagens internacionais, mas aquela calçada em que a gente ralou o joelho e aprendemos a importância da dor. Percebe, só as coisas grandiosas e pesadas não são levadas pelo vento do tempo."

(Zack Magiezi)

Arte - Don Spaulding

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

🌷🌻🌹🌺


- Olha, mãe, são flores do Ano Novo
Nasceram esta manhã, mal o sol se levantou
As pétalas fazem de gola
Como tem o meu vestido
Que a avó me guardou
Dos seus tempos de menina
Disseram-me as flores ao ouvido
Que com ela sou parecida
Quando era pequenina…

- Olha, mãe, são flores do Ano Novo
Nasceram esta manhã, assim que o sol acordou
As pétalas fazem de gola
Como tem este vestido
Que a minha avó usou
Quando era pequenina
Disseram-me as flores ao ouvido
Que com ela sou parecida
Nos seus tempos de menina…

ilustração de Sara Ghorban Ali

Oração para janeiro...


"Oração para janeiro
Meu Senhor, em cada dia de 2024, esteja ao meu lado. Sustenta-me nas lutas, fortaleça meu espírito mesmo quando nada entender. Ajuda-me a fazer boas escolhas e ser alguém melhor para mim, para os outros e especialmente para Ti. Tu conheces os meus sonhos, sondas meus objetivos, ao mesmo tempo que conheces minhas fraquezas e limitações. Ajuda-me a caminhar, quando eu cair, me coloque de pé, em meio as pedras, dá-me sapatos de fé"

(Aninha Ferreira)

Arte - Paul Groocock

A primeira postagem de 2024.Vamos juntos?


Estamos em Janeiro...

Primeiro dia do ano. 
Primeira segunda-feira de tantas que estão por vir, dia mundial da paz, e um novo ciclo se abrindo trazendo novas conquistas, novos sonhos, novas oportunidades e novas possibilidades concedidas por Deus a cada um de nós.
Que o nosso novo Ano seja de Boas novas.
Seja bem-vindo 2024!

Cecília Sfalsin