Sempre ouvi falar de Coco Chanel, mas não tinha me dado conta de como sua história é uma grande lição de vida. Até que um dia assisti um filme intitulado "Como antes de Chanel", e fiquei encantada de ver como Coco era uma mulher forte, destemida, autêntica e que sem dúvida, é inspiração para todos nós lutarmos por nossos ideais com muito sonho sim, mas também com muita força de vontade e pé no chão.
O filme conta a história de Coco Chanel, uma mulher que não só revolucionou a moda, mas também o papel da mulher na sociedade. Conta de uma forma muito delicada e sensível sua trajetória e ascensão. Seus anseios, perspectivas, medos e angústias. Uma história que mostra "os contras" na vida de Coco, mas que depois de maneira surpreendente, mostra Coco "dando a volta por cima".
Coco e sua irmã perderam a ´mãe muito pequenas, o pai então colocou- as em um internato e lá elas cresceram até que pudessem tomar o rumo de suas vidas, o pai nem sequer as visitavam e isso causava tristeza em Coco. Ao crescerem, Coco e sua irmã viviam humildemente, com pouco dinheiro, cantavam em um cabaré e costuravam para fora. Viviam de forma simples, sem luxo, dividiam o quarto, a cama e até o cobertor. Coco já demonstrava certa habilidade com a costura, porém ainda não havia despertado para isso. A irmã se casou e deixou Coco sozinha. Ela conheceu um homem no cabaré e acabou se envolvendo com ele, ele a ajudou muito. Coco era muito observadora, reparava as roupas das mulheres, analisava cada detalhe e fazia críticas daquilo que não concordava. Ela era bem criativa, fazia roupas com peças simples como uma camisa, por exemplo. Também adotou um estilo masculino bem inovador, o que para a época era bem diferente. Também tinha um estilo próprio, que destacava entre as outras mulheres e não se importava com olhares espantosos e críticas em relação ao seu visual. Era uma pessoa de opinião, falava o que pensava e era muito segura de si. De forma muito sutil, começou a fazer chapéus para algumas pessoas conhecidas dela, mas nada de muito destaque. Coco conheceu um homem por quem se apaixonou, ele verdadeiramente acreditava no potencial de Coco e achava que ela podia se destacar com sua originalidade. Ele deu um dinheiro para que ela abrisse um negócio para ela, e ela com suas roupas inovadoras foi ganhando nome, fama e conquistou seu espaço, criando uma marca de grande prestígio e visibilidade. Até que um dia ela teve a triste notícia que o homem que ela amava sofreu um acidente de carro e não resistiu. Coco ficou desolada, mas seguiu em frente. Suas roupas eram refinadas, de alta costura, com modelagens exclusivas. E agora ela era uma famosa e reconhecida estilista, lançando uma marca que até hoje existe com grande prestígio e é o sonho de mulheres de todo o mundo.
Coco Chanel morreu em 1971, num domingo, trabalhando com suas roupas, ela nunca se casou. Coco é um exemplo de superação, pois venceu as adversidades. Óbvio, ela tinha seus medos, mas tentou e conseguiu. Venceu as barreiras, as dificuldades, a falta de dinheiro, de recursos, as críticas para lutar pelo o que acreditava sem perder sua essência e personalidade. Ela é a prova de que toda mulher pode conquistar tudo que almeja, usando sua coragem, dedicação, perspicácia e sensibilidade. Ela mostra que podemos ir muito longe... Coco Chanel é e sempre será um exemplo, uma inspiração. Ótimo filme!
Amanda Sales
Algumas de suas frases:
O requinte é o triunfo do espírito. Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe. (Coco Chanel)
Para ser insubstituível, você deve ser sempre diferente. (Coco Chanel)
Menos é mais. (Coco Chanel)
O luxo deve ser confortável, senão não é luxo. (Coco Chanel)
A liberdade sempre é elegante. (Coco Chanel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário