terça-feira, 1 de março de 2022

ESPECIAL DE CARNAVAL POR AMANDA SALES

Gosto imensamente das datas comemorativas, acho que elas têm uma representatividade e significado, além de fazerem parte da história. Aqui no blog sempre faço menção aquelas que mais me identifico. Sempre quis fazer algo mais completo e aprofundado, nunca consegui, mas finalmente agora, consegui. Então, aproveitem este especial de Carnaval foi feito com muito carinho, pesquisa, deu um trabalhão até reunir tudo, mas amei o resultado, porque é bom sempre aprender sobre as datas, além de manter a tradição. Então aqui, está um pouquinho sobre a origem, algumas fotos interessantes, algumas marchinhas. Desfrutem e espero que gostem! Amanda Sales
O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, e uma das mais festejadas e populares aqui no Brasil. O Carnaval transformou-se na principal festa popular brasileira a partir da década de 1930.
ORIGEM DO CARNAVAL: Para a Igreja Católica, o Carnaval antecede a Quaresma, o período de quarenta dias antes da Páscoa, onde se recorda o momento no qual Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio. Assim, o Carnaval tornou-se a oportunidade dos fiéis despedirem-se de se alimentarem de carne. Inclusive, a palavra carnaval vem do latim carnis levale que significa “retirar a carne”. O Carnaval surgiu com o entrudo trazido pelos portugueses. Este consistia numa brincadeira quando as pessoas atiravam água, farinha, ovos e tinta umas nas outras. Segundo dados históricos, o primeiro baile de Carnaval aconteceu no Rio de Janeiro em 1840, nos moldes europeus, totalmente diferente do entrudo.
O Carnaval como é conhecido atualmente, remonta tradições presentes no Carnaval de Roma, na Itália medieval. As festas duravam dias e dias, e eram regadas a álcool, fartura e danças. Os elementos circenses e a festa de rua pública também veem da mesma época. A cidade de Paris, na França, também teve um papel relevante como principal “exportadora da festa carnavalesca” para o resto do mundo. Os africanos escravizados se divertiam nestes dias ao som de batuques e ritmos trazidos da África e que se mesclariam com os gêneros musicais portugueses. Esta mistura seria a origem da marchinha de carnaval e do samba, entre muitos outros. No começo do século XX, com o objetivo de civilizar a festa, a prática de lançar farinha e água foi proibida. Por isso, as pessoas começaram a importar dos carnavais de Paris e Nice o costume de jogar confetes, serpentinas e buquês de flores. ORIGEM DAS MÁSCARAS No século XV, em Veneza, Itália, a máscara passou a ser utilizada no Carnaval. Durante o Carnaval veneziano, havia também bailes de máscaras e desfiles luxuosos de fantasias, na qual existem até hoje. Dessa maneira, a máscara representa o espírito do Carnaval, onde todos podem utilizá-las para se divertir. A máscara de Carnaval pode ser feita de diversos materiais, como por exemplo, cortiça, folha de alumínio, pasta de papel, tecidos, latas, caixas de cartão, fitas, materiais recicláveis e etc.
ORIGEM DAS FANTASIAS DE CARNAVAL A partir de 1870 as fantasias de carnaval tiveram grande importância para a festa, pois foi a forma que as pessoas encontraram para dar um ar mais divertido ao evento. Até 1930 as fantasias eram simples, com roupas adaptadas, tingidas, enfeitadas de forma ingênua, pois os materiais que poderiam enriquecê-las, como os tecidos, ornamentos, sapatilhas, adereços de cabeça, eram muito caros, aparecendo mais nos desfiles de escolas de samba. Nos clubes e desfiles de rua, surgiram os blocos, onde um grupo de pessoas vestia-se igual. Alguns disfarces tornaram-se mais famosos, como caveira, odalisca, médico, morcego, malandro, super-heróis, diabo, príncipe, bobo da corte, pierrô, colombina, vedete, palhaço. Os bailes de gala foram instituídos no Brasil, seguindo o modelo dos bailes de Veneza, e foram mais popularizados através de Clóvis Bornay, onde as fantasias eram avaliadas nas categorias luxo e originalidade.
SURGIMENTO DAS ESCOLAS DE SAMBA E DOS BLOCOS DE RUA Com a popularização dos automóveis, as famílias mais abastadas do Rio de Janeiro, Salvador ou Recife, saíam com os carros e jogavam confetes e serpentinas nos passantes. Esta tradição se manteve até a década de 30, quando se registrou o fim da fabricação dos automóveis descapotáveis e também pelo barateamento dos veículos que permitiam as classes populares entrarem na festa. E isso deu origem aos desfiles das escolas de samba. E também surgem os "ranchos", as "sociedades carnavalescas" e os "cordões", agrupações de foliões que saíam pelas ruas da cidade tocando as marchinhas e fazendo todos dançarem que dá origem aos bloquinhos de rua.
AS MARCHINHAS O Carnaval de rua era animado pelas marchinhas, um gênero musical parecido às marchas militares, porém mais rápidas e com letras de duplo sentido. Desta maneira, criticam a sociedade, a classe política e a situação do país de maneira geral. Considera-se que a primeira marchinha de Carnaval sejam "Ò Abre Alas", escrita em 1899 pela compositora carioca Chiquinha Gonzaga. Com a popularização do rádio, as marchinhas caíram no gosto popular. Vários cantores registraram estas composições, mas cabe destacar os nomes de Carmem Miranda e Francisco Alves como os maiores intérpretes do gênero. Na década de 60, a marchinha deu lugar ao samba-enredo das escolas de samba.
Chega ao fim, nosso Especial de Carnaval, contando um pouco desta festa que marca a cultura brasileira e que faz parte da história sendo rica de elementos e significado. Este ano, infelizmente o Carnaval precisou ainda haver restrições devido a pandemia e blocos de rua ainda não podem acontecer e desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo foram adiados para abril. Mas, espero que breve tudo volte ao normal e o Carnaval possa ser comemorado com muita alegria, diversão e tradição.
Para fazer esse resumo contei com a ajuda das fontes abaixo, quem tiver interesse pode pesquisar mais nelas, pois elas tem mais detalhes e contam com muita informação interessante. *SILVA, Daniel Neves. “História do Carnaval”; Brasil Escola. *https://www.bykamy.com.br/blog/como-surgiu-a-mascara-de-carnaval.html *https://canaldoensino.com.br/blog/como-surgiram-as-fantasias-e-as-mascaras-de-carnaval *https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-do-carnaval/ *https://www.dci.com.br/dci-mais/cultura/da-antiguidade-ate-os-dias-de-hoje-saiba-a-origem-do-carnaval/94075/ *As imagens foram retiradas do banco de dados da Google. BOM CARNAVAL A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário