Há muitos anos atrás no dia de São João, a gente acordava era cedo e já ficava todo animado pra acender a fogueira logo mais a noite.
Passava o dia todo nos preparativos, só esperando o sol se pôr para ver as primeiras labaredas começarem a dançar no céu.
Os primeiros preparativos começavam logo no início do mês: Cortar revistas velhas, jornais velhos e papel de seda para fazer bandeirinhas e estender o barbante para enfileirar, distribuindo as cores e depois amarrar cruzando a rua.
No começo do mês, os pais que podiam, já compravam os ingredientes para as comidinhas do dia: Pipoca, arroz doce, canjica de coco, canjica de amendoim, bolo de fubá, de mandioca, pé de moleque e batata doce pra assar na brasa da fogueira.
Era um dia cheio de cheiros de coisas gostosas.
Além da fogueira, das bandeirinhas e das comidas, a gente também se enfeitava. Recortes de retalhos coloridos nas roupas, chapéu de palha, meninos de bigodinho pintado e meninas de trancinha.
Com tudo preparado, a ansiedade pra chegar a hora de começar era grande. Fogueira pronta e acesa, forró daquele bem raiz tocando na vitrola, xotezinho pra gente dançar agarradinho e o cheiro da poeira na rua e da pipoca na panela tomavam de conta.
Tinha quadrilha, anarriê pra cá, avancê pra lá e a gente se divertia. Alegria de menino pobre é barriga cheia né? E de casa em casa, nas ruas de terra, a gente ia passando e comendo um pouco de cada coisa.
A partilha era feita com amor. Éramos vizinhos, mas parecíamos uma única e grande família. Os filhos de um eram filhos de todos. As mães e pais eram de todos também.
Pula fogueira, roda bombril, solta traques, dança quadrilha. Era um dia de alegria. Casas pequenas, famílias grandes, pouco recurso. Era um povo forte, tinha pouco motivo pra festejar, mas nenhum São João passava em branco.
Tempos bons de coisas simples. Retalhos coloridos, pau queimando e papel velho que não valiam nada, mas que têm cor de ouro, cheiro de doce e calor de fogueira nas memórias e lembranças da gente.
Olha pro céu meu amor, veja como ele está lindo!
Viva São João!
Avancê!
🔥
Cleonio Dourado
Nenhum comentário:
Postar um comentário