sábado, 13 de julho de 2024

13 de julho - 70 anos da morte desse ícone que é Frida Khalo 🌹


13 de julho - 
70  anos da morte desse ícone que é Frida Khalo 🌹

A morte da pintora mexicana, Frida Kahlo, uma mulher forte que rompeu com os padrões de sua época completa 70 anos. Sua obra tem valores próprios e eternos que vão além da atual comercialização de sua figura.

O sucesso da artista se deve a sua originalidade e a sua falta de pretensão, por se mostrar tal como é. "Ela nunca dizia que sofria, embora mostrasse a dor em sua obra",
Seus desafios de saúde começaram cedo, aos seis anos, quando a menina foi diagnosticada com pólio. A doença causou o atrofiamento parcial de suas pernas.

Aos 18, esteve em um acidente envolvendo um ônibus e um carro. Além de sofrer diversas fraturas, uma barra de aço atravessou seu corpo na região do quadril. Ela precisou ficar meses na cama, e o impacto físico e emocional acompanhou-a para sempre.

Perto do fim 
Ao longo dos anos, a saúde da mexicana se deteriorou rapidamente – também em consequência ao seu crescente abuso de medicamentos e álcool. Em 1953, ano anterior ao de seu falecimento, Frida teve uma de suas pernas amputadas (resultado de complicações de uma cirurgia) e apareceu na sua primeira exposição individual no México em uma ambulância, contra a recomendação dos médicos.

A morte
De cadeira de rodas, a artista caiu em uma forte depressão, perceptível em suas pinturas e escritos. Em seu diário, escreveu: “Amputaram minha perna (…). Sigo esperando para me matar. Espero que a ida seja alegre e que eu nunca mais volte.”

O registro oficial diz que a causa mortis foi embolia pulmonar, porém o histórico de abuso de substâncias alimenta a teoria de que o evento em julho de 1954 tratou-se de um suicídio causado por overdose, principalmente porque o corpo da pintora foi cremado rapidamente e sem autopsia, o que parece um ato desesperado para esconder algo.

Seja como for, a importância de Khalo perdura até hoje, mesmo que o fim de sua trágica vida esteja repleto de perguntas para as quais nunca teremos respostas…😢

Fonte de pesquisa: Web*

Nenhum comentário:

Postar um comentário