terça-feira, 22 de agosto de 2023

Marcely Pieroni Gastaldi


Causos da vida 

É importante lembrar que nem sempre as coisas são como a gente espera e tudo bem se frustrar. O que não pode é passar por cima do que é correto. Não dá pra querer tapear. Sejamos justos e sinceros. 
É um corre corre danado, um jogo de cintura daqui e acolá e o que mais percebo é que só vale empatia e bom senso quando é pro outro lado. 
Não há equilíbrio. Só cobrança e dedo apontando.
Esquecem que a vida é uma via de mão dupla e precisa ser recíproco. 
Não adianta espremer de um lado e agir como bem entende do outro. 
Porque esgota e desgasta.
E é tão cansativo explicar o óbvio. 
Não é uma disputa por problemas ou dias ruins, é um jogo de equipe e respeito. 
Porque do contrário, não vale a pena.
Eu surtei ainda pouco em silêncio. Não deu pra segurar. O cansaço falou mais alto. 
Ninguém enxerga os bastidores. Não querem saber o quanto você se dedica ou faz e acontece. Preferem julgar e dizer que sua vida é mais fácil, mais mole e mais pacata também.
Porque supor é mais fácil do que conhecer. 
Aprendi na marra que flexibilidade demais te torna trouxa. Não dá pra segurar tudo sozinha. O mundo alheio é pesado demais e não posso conduzir responsabilidades que não são minhas. 
Mas ainda me pego respirando fundo dez vezes e me ausentando de qualquer resposta, porque eu também vou perder a mão e o bom senso, porque cansa. Incomoda. E o desrespeito me deixa indignada. 
Não tá fácil. É muito estica e puxa. Mas a gente aprende. É um dia de cada vez.
Passa. E me sinto mais humana e mais próxima de ser quem eu quero me tornar. Nunca me falta compreensão, mas aprendi a driblar folga com empatia. Tem gente que gasta a paciência de centavos que nos empenhamos tanto em exercitar. 

Marcely Pieroni Gastaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário