domingo, 19 de abril de 2020

Textos ❤❤

Que delícia quando a gente olha para trás e percebe que aquilo que parecia perda foi, na verdade, livramento. Nada como o tempo para nos mostrar as verdades e acalmar os nossos corações. A vida sempre dará um jeito de nos explicar, no momento certo, tudo aquilo que agora não faz sentido algum. É assim que a gente continua."

(Prof. Marcel Camargo)

Às vezes a gente olha para algumas de nossas construções tortas e hesita em derrubá-las. Foi muito tempo dedicado. Foi tanta boa vontade. Todos os nossos esforços ali. Nem sabemos onde perdemos o prumo, onde erramos a mão. Ou o coração. É apego mesmo. E com razão. Mas nós somos um terreno só, não há outro de nós. Então se queremos que algo novo surja em nós, precisamos encontrar espaço para erguê-lo. Demolir dói. Muito, eu sei. Mas é necessário algumas vezes. É preciso respirar fundo. E agradecer o que foi vivido. Começar do zero. Reforçar nos alicerces. E até fazer um jardim. Perdi tanto tempo com corações de pedra, que até esqueci que amo flores. E que as mereço. Eu as mereço."

(Rachel Carvalho)

Há casas escuras. Há casas feias por fora e bonitas por dentro. Há casas pequenas onde cabem toda a família e os amigos, há casas com lareira que se mantêm frias, há casas prontas para receber visitas e impróprias para receber a vida. Pode parecer apenas o lugar onde a gente dorme, come e vê televisão, mas nossa casa é muito mais que isso. É a nossa caverna, o nosso castelo, o esconderijo secreto, onde coabitamos com nossos defeitos e virtudes.

Martha Medeiros

Fica tranquilo, o que faz doer também nos ensina algo. Deus permite certas situações para nos moldar. O que para nós parece algo impossível para Deus é questão de tempo para tornar possível. Não despreze certas situações pois elas surgem por um propósito, é ensinamento. Não permita que as circunstâncias mudem a sua fé, use a fé para mudar as circunstâncias ao seu favor. Deus sabe o que faz, e que nos parece confuso lá na frente fará todo o sentido. O segredo é confiar e descansar, tem sempre um sol a brilhar após uma longa noite, um arco-íris após uma tempestade e um lindo horizonte no final do caminho. Deus sabe o que faz são perfeitos os seus planos, são mistérios e não nos cabe entender, mas confiar.

__ Yla Fernandes

Deus,

Permaneça comigo, com fé eu peço. Me vigia aí de cima, me proteja os caminhos, me resguarde nos percalços. Ao meu lado sempre esteja e quando tudo for tristeza, me alegre o coração, encha-o de amor. Deixo em Tuas mãos os meus sonhos, pois sei que és meu Pai, és meu Senhor, meu Salvador.

Amém!
Cleonio Dourado



Paciência menina, algumas coisas são urgentes outras podem esperar, não desanime, não desista, deixa o tempo passar até que chegue a sua hora de brilhar, afinal nem todas as estrelas reluzem com a mesma intensidade o tempo todo, umas são vistas durante o dia, a noite se tornam mais reluzentes e é exatamente nesta hora que se tornam mais bonitas."

Raquel Magno

Talvez, dentro da minha simples existência, o exercício mais desafiador seria o da observação, aceitação e aprendizado. Para tudo que me permito vivenciar vejo dois lados: ou aprendo ou lamento. Para aprender não basta querer ser poesia. É preciso fazer da escuridão, luz do dia. E quanto estou abertamente atenta a esse processo aceito toda e qualquer situação a mim proposta como forma de rima ou desafino. Como maneiras tortas do destino dizer a mesma coisa repetidamente com palavras diferentes. Como uma sugestão da vida em me empurrar diante dos meus abismos interiores, me obrigando a alçar um voo pleno quando sei observar a paisagem corretamente. Quando aceito, respeito as minhas e as limitações do outro e faço um movimento continuo de doação de amor que me volta através de paz no peito, mesmo que, sem jeito, o caminho me leve à ausências e silêncios e impermanências. Observo e absorvo minhas vivências com generosidade para me perdoar e encarar ciclos como possibilidades de sorte, sabedoria e elevação. Quando aceito o não, vindo de mim ou de alguém, posso canalizar minha energia vital ao meu autoconhecimento, meu amor próprio e respirar profundamente ainda que as perguntas transeuntes movimentem as vias da mente e coração.  É que deveria fazer parte da natureza humana reconhecer as portas abertas através das fechaduras emperradas, reconhecer que apesar de tentar entender tudo, no fundo não sabemos de nada e que tudo, exatamente tudo esta nesse momento me comunicando algo que grita ou que cala. Talvez, seja ainda uma poderosa arma que ainda aprendo a manusear: a de escutar o que a palavra não fala e o que a fala emudece. Eu poderia lamentar ou achar que os desencontros e abandonos me entristecem. Poderia ainda regar um não entendimento para colher mágoas e rupturas. Porém, prefiro acreditar que tudo que vem e mexe na minha estrutura é capaz de solidificar meu olhar e minhas escolhas para o caminho do bem. Afinal, nenhum mal tem em a gente reerguer certas esperanças abaladas, mesmo que, quem veio pra ficar vá embora e que, sem demora, nossa própria presença faz sombra nas melhores memórias para guardar no lado de dentro, a força que o amor tem.
Lilian Vereza








Nenhum comentário:

Postar um comentário