domingo, 19 de abril de 2020

Textos ❤

Não pretendo me enganar. Cada fio que a vida tece é necessário para formar a trama completa sabe? E sempre, todo desafio, por mais drama que possa trazer nas entrelinhas do destino, vem como um degrau maior e mais trabalhoso a ser subido. E me dou a chance o tempo todo: a chance de tremer, de desabar, de desesperar, a chance de me reerguer, de renovar o olhar e encher os sonhos de ar fresco. É porque certas miudezas se agigantam dentro da gente quando nos vemos encurralados. E é porque nada tem tanta força assim a ponto de derrubar todas as estruturas ao mesmo tempo. Certas coisas balançam, outras caem, e formam escombros por debaixo da alma. Mas em todo amontoado de poeira também existem brechas, é só olhar com calma. Observo-me, em silêncio, deixando um eco na mente e sentindo o resto do corpo todo dormente. Preciso de certas sutilezas e uma dose de solidão para mastigar o contexto. E ao caminhar na corda bamba e buscar o equilíbrio, movimento-me numa argumentação constante de tudo que absorvo. Assim, estou ciente de cada parte de dentro que arde e que dorme nesse processo. Não pretendo me subtrair ainda que todo abalo dos contornos dos sonhos meus sejam sentidos. Não costumo entregar os pontos tão fácil assim, pois algo dentro de mim me engole vida e vontade e cor e energia e inquietação. Todo pranto de agora é presságio de um novo inicio e não necessariamente um fim. E respiro para agradecer sempre que vejo que nada que é ruim se sustenta muito tempo no meu coração, pois dentro das dificuldades também existe um bocado de poesia disfarçada. Ainda me surpreendo com nossa capacidade de regeneração, como podemos prosseguir mesmos quando inspirações são amputadas adiando certos sonhos e jogando amanhãs pra frente. E o bonito da vida é sempre isso, se permitir casulo e entrar na toca sempre que preciso, para conseguir enfileirar os pensamentos e destacar as prioridades que nos causam vibrações interiores. E, perante a todos e tantos temores, que a gente ainda possa ter a simplicidade de ser riso, e respeitar-se a ponto de deixar doer até o limite máximo, esvaziar o copo da essência para conseguir acordar sentindo o dia novo, de novo. É sentir-me disposta a receber abraços disfarçados de notícias boas, ainda que a tempestade esteja formada no ar. É deixar entrar certas sensações indispensáveis para tornar-me forte, que vai da falta de habilidade em reagir até a grande probabilidade de amanhecer com um gosto de novos rumos à frente. E remo forte em direção a favor do tempo aberto, pois o incerto de hoje, também é caminho de amanhã.
Lilian Vereza

Apesar de todos os defeitos, medos, incertezas e dramas, cada dia que passa eu me orgulho mais da pessoa que eu sou, dos valores que eu cultivei e dos princípios que carrego comigo. Faço de tudo pra manter por perto as pessoas que eu gosto; e procuro sempre, mesmo que muitas vezes às tortas, ser alguém melhor pra quem convive comigo e me conhece. Não sou das mais pacientes do mundo, mas tenho convicção de que faço parte do time das mais sinceras. Não faço questão de estar na lista das mais populares, mas gosto de estar entre as mais amigas e companheiras. Aprecio as coisas simples da vida e quero continuar vendo beleza nas menores coisas do meu cotidiano. Não busco a perfeição, mas busco viver o mais perto possível da paz que eu construo e tento manter todos os dias dentro de mim, mesmo quando tudo desaba (e desaba muito fácil). Mas ainda assim vivo na tentativa constante de ser o melhor que eu posso e de fazer o máximo que preciso, por mim e pelos que fecham comigo. Acho que essa é a melhor, a maior e a mais verdadeira parte de mim.

Ceiça Bezerra

Aí, de repente, os meus olhos se abriram, e vi como nunca havia visto. Senti que o tempo é apenas um fio. Nesse fio vão sendo enfiadas todas as experiências de beleza e de amor por que passamos. Aquilo que a memória amou fica eterno. Um pôr do sol, uma carta que recebemos de um amigo, os campos de capim-gordura brilhando ao sol nascente, o cheiro do jasmim, um único olhar de uma pessoa amada, a sopa borbulhante sobre o fogão de lenha, as árvores de outono, o banho de cachoeira, mãos que se seguram, o abraço de um filho: houve muitos momentos de tanta beleza em minha vida que eu disse para mim mesmo: “Valeu a pena eu haver vivido toda a minha vida só para poder ter vivido esse momento. Há momentos efêmeros que justificam toda uma vida”.

Rubem Alves, “Do Universo à Jabuticaba”.

"... bobagem acreditar que a Gente sabe das coisas... Ninguém foge da condição de aprendiz enquanto vive."

(Rita Maidana)

"Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nosso jeito, um passo de cada vez."

Ana Jácomo

"Pai nosso, que estás nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar; que estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão.

Pai nosso, que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere, naquele que busca a verdade.

Santificado seja o Teu nome por tudo o que é belo, bom, justo e gracioso.

Venha a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor.

Seja feita a Tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do que as minhas reais necessidades.

Perdoa as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas.

Perdoa quando se torna frio meu coração;
Perdoa-me, assim como eu possa perdoar àqueles que me ofenderem, mesmo quando meu coração esteja ferido.

Não me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo.

E livra-me de todo o mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda enfermidade.
Livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusão.

Mas, ainda assim, quando tais dificuldades se fizerem necessárias, que eu tenha força e coragem de dizer: Obrigado, Pai, por mais esta lição!"

Assim seja!

AD
Eu sei, pra você nada é fácil, nem de mão beijada. Tudo que você quer, o que sonha, é sempre muito suado.
Em compensação quando chega, tem gosto de conquista merecida.
É aí que está o segredo moça.
Se você tem, quando tem, é porque você buscou, não mediu esforços, acreditou, lutou, batalhou.
O segredo é a mão na massa, o plantio de sol a sol, é o merecimento.

Que cada vitória sua seja abençoada e duradoura...

Rita Maidana















Nenhum comentário:

Postar um comentário